logo RCN

Hora de recontar brasileiros

IBGE começa a contagem da população e o censo agropecuário

CANOINHAS - O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou na segunda-feira, 16, a coleta das informações para os Censos 2007, que englobam duas pesquisas realizadas simultaneamente e de forma integrada ? o Censo Agropecuário, em todo o País, e a Contagem da População, nos municípios com até 170 mil habitantes e em outros 21 especiais. Pela primeira vez no País, essa operação censitária será totalmente informatizada, com as entrevistas realizadas em computadores de mão equipados com receptores GPS e mapas digitalizados, por aproximadamente 70 mil recenseadores. A informatização possibilitará um recorde na divulgação dos resultados. O orçamento previsto para toda a operação é de cerca de R$ 560 milhões. Os Censos 2007 resultarão ainda na formação do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos, que subsidiará as principais pesquisas do IBGE.

Os Censos 2007 percorrerão mais de 160 mil setores censitários, os urbanos com uma média de 250 domicílios cada um; e os rurais, com 130 domicílios e 85 estabelecimentos rurais, em média.

Em Canoinhas, dois recenseadores começaram a trabalhar na segunda-feira, 16, mas de acordo com a agente censitária municipal Rosane Fernandes, a intenção é de que 28 recenseadores estejam na rua a partir de segunda-feira, 23. ?Tivemos alguns problemas de conexão, mas tudo deve estar resolvido até a próxima semana?, garantiu. Além dos 28 recenseadores, seis supervisores trabalham em Canoinhas. A previsão é de que o processo esteja concluído no final do mês de junho.

 

IRINEÓPOLIS QUER PASSAR DOS 10 MIL

 

Em Irineópolis, a grande ansiedade é saber se o município de 591,29 quilômetros tem mais de 10 mil habitantes. De acordo com o censo 1996, 9.713 pessoas moram na cidade.

Na equipe de recenseadores contratada pelo IBGE por meio de teste seletivo, além da agente censitária, é composta por duas supervisoras, Marina Senn e Andréia Larissa Boesing; e, sete recenciadores, Cristina Machaouski, Mariane Juraszek, Murilo Selau Koppe, Silvana Rodrigues da Silva, Elaine Albricht, Lucilda Gelinski  e Sabrina Aparecida Leandro. A cidade de Irineópolis foi divida em três setores e o interior em 10 setores, sendo que a vila do distrito de Poço Preto é considerada setor urbano.

 

NÚMEROS DO CENSO EM SC

Municípios > 293

Setores censitários > 8.162

Estimativa de domicílios ocupados > 1.205.434

Estimativa de estabelecimentos agropecuários > 262.793

Pessoal contratado > 4.094

 

SAIBA MAIS

Por que será feita a contagem da população?

Por determinação legal, o IBGE é obrigado a informar anualmente ao Tribunal de Contas da União a população de cada município. Esse número serve como base para a destinação de recursos do Fundo de Participação dos Municípios. Como a última contagem foi em 2000, e desde lá são feitas estimativas, o IBGE teme distorções. Por isso, será feita uma contagem populacional. Não será como o censo normal. Serão, no máximo, oito perguntas sobre quantos vivem na casa, idade, sexo, grau de parentesco e onde as pessoas moravam nos últimos anos.

 

Em quais municípios será feita a contagem?

Em todos com população de até 170 mil habitantes.

 

Onde não será feita a contagem?

No Estado, ficarão de fora da contagem os seguintes municípios: Florianópolis, Joinville, São José, Blumenau e Criciúma.

 

Por que ficaram de fora?

Porque municípios acima de 170 mil habitantes recebem a mesma cota do Fundo de Participação dos Municípios. Por isso, nessas cidades, não há necessidade de atualizar a população. Isso será feito no próximo censo completo, previsto para 2010.

 

E o censo agropecuário?

Será realizado em todos os municípios do Brasil. Nas cidades que possuem uma população superior a 170 mil habitantes, somente deverão ser visitadas pelos recenseadores do IBGE as propriedades com plantações e criações de animais.

 

Como os recenseadores vão se identificar?

Os funcionários do IBGE usarão um colete azul, com a sigla IBGE estampada na cor branca. Todos os profissionais estarão portando um crachá com fotos e os dados dos recenseadores. As pessoas devem conferir a identificação. Quem tiver alguma dúvida pode ligar gratuitamente para o 0800-721-8181. O número está gravado na parte da frente do colete dos recenseadores.
Anterior

Hora de recontar brasileiros

Próximo

Empresas firmam convênio para empregar ex-presidiários

Deixe seu comentário